Ligamos para Você
Portal Imóveis Itapema
Telefones para Contato

Busca de Imóveis

Selecione os critérios de busca nos campos abaixo e encontre seu imóvel dos sonhos

Blog » Itapema comemora 58 anos como a cidade com o maior índice de área Construída de Santa Catarina

Publicado na Segunda, 20 de abril de 2020, 21h48
 Itapema comemora 58 anos como a cidade com o maior índice de  área Construída de Santa Catarina

No dia 21 de abril de 2020 a população de Itapema terá muito que comemorar. O município está entre os que mais crescem em Santa Catarina. Pesquisa do CREA-SC aponta que, entre 2010 e 2019, Itapema registrou 20,3% de expansão na área construída, registrando o melhor indicador no Estado.

Parcela significativa desses resultados está intimamente ligada aos investimentos em saneamento básico que, segundo o Instituto Trata Brasil, é essencial para o desenvolvimento das cidades, uma vez que promove saúde, gera qualidade de vida e é responsável por vários benefícios sociais e econômicos.

 

Itapema se destaca entre os municípios mais bem assistidos com distribuição de água potável e de tratamento de esgoto. Enquanto o índice de atendimento da população brasileira é de 83,62% em água tratada, Itapema atende 100% da área urbana. Com relação ao esgoto, apenas 53% dos brasileiros contam com este serviço. Itapema terá, em 2020, o índice de 90% de esgoto coletado e tratado.

Este é um índice que poucos municípios no Brasil já alcançaram. Na região Sul, a parcela da população com coleta de esgoto é de 45,15%, percentual ainda mais baixo que a média nacional. E entre as 100 maiores cidades do país – de acordo com o SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento) -, apenas um terço delas chega ou supera a marca dos 90% no tratamento de esgoto.

 

Benefícios imediatos

 

Os municípios com redes de abastecimento de água e tratamento de esgoto garantem saúde à população ao promover a redução de doenças, têm redução de mortalidade infantil e maior índice de escolaridade, o que vai refletir num futuro mais produtivo.

 

Entre os benefícios econômicos é significante o impacto positivo na valorização de imóveis como casas e apartamentos. De acordo com a Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio de 2015, feita pelo IBGE, edificações ligadas à rede de distribuição de água e de coleta de esgoto têm valorização imobiliária 14% superior às que não possuem.

 

Itapema se sobressai cada vez mais no setor do turismo, uma atividade econômica que só se desenvolve em regiões que se mostram preparadas para isso. A cidade já é um dos destinos mais procurados do litoral norte de Santa Catarina e cenário para investidores nacionais. Seu grande potencial turístico é justamente o mar, procurado para lazer e práticas náuticas. Na prática esportiva, Itapema entrou para o calendário de importantes campeonatos como o de vôlei de praia.

 

Toda essa movimentação é sinônimo de maior fluxo na economia local, potencializando a geração de emprego, o incentivo ao empreendedorismo e o aumento na arrecadação pública, ativos que impulsionam a cadeia econômica estruturada com o saneamento básico. 




Fonte: Jornal Folha do Litoral